(Bambusa Vulgaris)

Uso Interno
Dosagem recomendada: 50 a 200mg /dia.

Propriedades

O bamboo (Bambusa vulgaris) é uma planta perene e amplamente distribuída em países de regiões tropicais e subtropicais, utilizado com finalidade ornamental e na medicina tradicional chinesa devido aos seus efeitos como antitérmico e detoxificante hepático.

O caule e as folhas do bamboo são ricos em sílica (uma importante fonte alimentar de silício), além de diversos compostos bioativos, incluindo flavonoides, polifenóis, polissacarídeos, lactonas e cumarinas, que conferem a essa planta propriedades antioxidante, anti-inflamatória, hipolipemiante e anti-apoptótica.

Com isso, evidências recentes apontam o efeito benéfico do extrato de bamboo como adjuvante na prevenção e no tratamento de diversas doenças, tais como osteoporose, diabetes, dislipidemias e câncer.

Indicações

  • Controle de peso;
  • Promove a saúde articular;
  • Auxiliar na síntese de colágeno e elastina (Cabelo, pele, unhas, tendões);
  • Prevenção da osteoporose;
  • Prevenção do Alzheimer.

Contraindicações

Contra indicado para crianças, gestantes (Risco de aborto) e lactantes.

Advertências

Estudo realizado em animais sobre a toxicidade do extrato de folhas de Bambusa vulgaris não resultou em letalidade em doses de 2000 mg / kg. Contraindicado em casos de gravidez pelo risco de aborto.

Referências

  1. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina–Bases Clínicas e Farmacológicas. ISIS Ediciones SRL, 1998.
  2. COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia. Ed. CEJUP, 1994.
  3. GOYAL, A. et al. “Evaluationofthe DPPH radical scavengingactivity, total phenolsandantioxidantactivities in Indianwild Bambusa vulgaris ‘Vittata’ methanolicleafextract.” Journalof Natural Pharmaceuticals, vol. 1, no. 1, 2010, p. 40. AcademicOneFile.