Uso Interno
Dosagem recomendada: 6 a 8g /dia.

Propriedades

Citrulina Malato é um composto constituído a partir da citrulina, um aminoácido não-essencial, e do malato, um ácido tricarboxílico cíclico intermediário derivado da maçã.

A citrulina é um aminoácido não essencial envolvida em mecanismos de eliminação de substâncias azotadas tais como amônio. Também aumenta os níveis de arginina, aminoácido percursor de óxido nítrico.

Malato está envolvido na conversão de fumarato de oxaloacetato no ciclo de Krebs. Na dose apropriada limita a produção de lactato malato. A combinação de malato citrulina tem vantagens sobre a citrulina sozinha, porque o malato também tem mecanismos que ajudam a aumentar a resistência.

Durante atividade gera amônia e o lactato, e a acumulação é um fator decisivo para a fadiga. L-Citrulina-DL-malato pode aumentar a força muscular, devido ao maior clarificação de amônia e menos acumulação de lactato. A L-Citrulina-DL- Malato é útil para o desenvolvimento de massa muscular e força.

Ele também foi mostrado para acelerar a recuperação de intensos esforços continuados e reduz a dor muscular após o exercício. De acordo com alguns estudos, melhora favorecendo a eficiência da produção de energia, reduz a fadiga, melhora o desempenho em esportes, promove a saúde cardiovascular, sistema imunológico e imunológico.

Indicações

• Aumento do desempenho anaeróbico e aeróbico;
• Melhora a ação dos BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada).

Contraindicações

Não descritos nas referências bibliográficas consultadas.

Advertências

Recomenda-se que crianças, gestantes e lactantes evitem a suplementação sem orientação profissional.

Referências

  1. Dhanakoti, S. et. al., Renal argininesynthesis: studies in vitro and in vivo, American JournalofPhisiologyEndocrinologyandMetabolism Vol. 259, Nº3, E437-E442, Setembro 1999.
  2. Wilkerson, J. &Batterton, D. &Horvath, S., Exercise-inducedchanges in bloodammonialevels in humans. EuropeanJournalofAppliedPhysiologyandOccupationalPhysiology, 22;37(4):255-63, Dezembro 1977.
  3. Callis, A. et. al., Activityofcitrullinemalateonacid-base balance andbloodammoniaand amino acidlevels. Study in the animal and in man. Arzneimittel-Forschung /DrugResearch 41(6):660-3, Junho 1991.
  4. Pérez-Guisado, J. &Jakeman, P., Citrullinemalateenhancesathleticanaerobic performance andrelievesmusclesoreness. JournalofStrength&ConditioningResearch 24(5):1215-22, Maio 2010.
Categorias: Aminoácidos