(ÁCIDO BETA-HIDROXI-BETA-METILBUTÍRICO)

Uso Interno
Dosagem recomendada: 1.5 a 3g /dia.

Propriedades

O hidroximetilbutirato (HMB) é tipicamente um anticatabólico, conforme se podia prever através dos estudos bioquímicos que o identificaram como metabólito dos aminoácidos leucina e isoleucina. A confirmação em animais e seres humanos ratificou essas suposições, deixando clara a atividade anticatabólica da substância. A disponibilidade do HMB provoca uma informação tipo feedback no músculo que dificulta a quebra protéica, inibindo a hidrólise das proteínas que contém leucina e isoleucina – por exemplo, a mioglobina.

Isto não só preserva o músculo como aumenta sua capacidade de esforço em melhores condições de oxigenação (a mioglobina funciona como uma reserva especial de oxigênio para o músculo). Tem recebido o mérito de ser um importante anticatabólico, aumentando a força e a massa muscular através da sua suplementação, mas as vias para tais benefícios ainda não estão claramente desvendada pelos estudos realizados até os dias atuais. Pode se reduzir a perda de proteína durante o estresse por inibir o catabolismo protéico. Os dados sugerem também um aumento induzido pelo HMB na oxidação celular dos ácidos graxos in vitro nas células musculares dos mamíferos expostas ao HMB.

HMB é usado como tentativa de elevar os níveis de força, acentuar ganhos na dimensão e força muscular e prevenir colapso no tecido muscular, que pode ocorrer logo após os exercícios árduos. HMB pode ajudar o corpo a se restabelecer rapidamente de exercício que possa levar rápido e grande acréscimo na dimensão e força muscular. Em termos de mecanismo, ainda não está bem elucidado, mas há duas hipóteses: -inibição direta do processo proteolítico ou pode ser similar e covalentemente ligado a estruturas da membrana destruídas sob estresse, o que diminuiria os danos celulares.

Indicações

  • Melhora o desempenho durante a prática de exercícios físicos;
  • Ganho de massa muscular;
  • Preservação da massa isenta de gordura;
  • Previne a ocorrência de lesões musculares;
  • Auxilia na redução do teor de gordura corporal;
  • Pode ser associado com creatina.

Contraindicações

Hipersensibilidade ao produto.

Advertências

Não indicado para crianças, gestantes e lactantes.

Referências

  1. American College of Sports Medicine (1998). O uso de esteróides anabolizantes nos esportes (trad.). RevBrasMed Esporte, (trabalho original publicado em 1987).
  2. Armsey, T.D. Jr& Green G.A. (1997). NutritionSupplements: Science vsHype. The physicianandsportsmedicine.
  3. Clarkson, P.M. (1998). Nutritionalsupplements for weightgain. Gatorade Sport Science. URL: http://gssiweb.com. − Kreider, R.B. (1999). Effectsofproteinandamino-acidssupplementationonathletic performance. Sportscience. URL: http://sportsci.org/jour/9901/rbk.html
  4. Kreider, R.B. (1999). Dietary supplements and the promotion of muscle growth with resistance exercise (sumário). Sports Med.
  5. Nissen, S., Fuller, J.C. Jr, Sell, J., Ferket, P.R. & Rives, D.V. (1994). The effectof ß-hydroxy ß-methylbutyrateongrowth, mortality, andcarcassqualitiesofbroilerchickens (sumário). PoultrySci.
Categorias: Aminoácidos