Uso interno/externo

Dosagem recomendada: Oral: 30 a 90mg /dia. / Externo: 0,1 a 1%.

Propriedades

Potente antioxidante celular, a Idebenona apresenta uma estrutura química similar à Coenzima Q-10 (antioxidante), mas com um peso molecular 60% menor, o que ajuda na melhor penetração da molécula quando comparada a Coenzima Q-10.

A Co Q-10 é um componente antioxidante importante das membranas lipídicas que cercam todas as células. Participa da importante cadeia de transporte de elétrons (ETC) dentro de mitocôndria. Sem esses poderosos antioxidantes o organismo entra em fins depressivos. Idebenona é a melhor molécula antioxidante pesquisada com uma segurança por mais de 20 anos. É mais potente que o tocoferol, quinetina, ubiquinona, ácido ascórbico e ácido lipóico, no controle de stress oxidativo.

No homem, a absorção de uma dose oral de Idebenona (de 10 a 100mg) é rápida, com pico de concentração 1 a 2 horas após a ingestão. Após a administração de 100mg de Idebenona, antes e depois das refeições, a concentração média máxima é de 439 ng/ml e 787 ng/ml, respectivamente. A meia-vida e a área abaixo da curva são de 13,1 e 21,7 horas e 2.795 e 4.158 h x ng/ml, seguintes à administração da droga antes e após as refeições.

A Idebenona ingressa com rapidez na célula cerebral, de onde segue uma distribuição subcelular, e uma quantidade significativa localiza-se nas mitocôndrias. Aumenta os níveis de serotonina no cérebro. A droga não é acumulada no sangue mesmo após administrações consecutivas. A via metabólica da Idebenona implica a excreção renal e hepática, em proporções aproximadamente similares. A droga metaboliza-se por oxidação da cadeia lateral, seguida por betaoxidação, redução do anel quinônico e posterior conjugação. O acréscimo da meia-vida da Idebenona, observado com a administração concomitante de alimentos, deve-se provavelmente à competição pela via oxidativa.

Indicações

• Uso Tópico: Anti-aging;
• Uso interno: Antioxidante, potencializador de memoria, senilidade, demência senil tipo Alzheimer.

Contraindicações

Ministrar com precaução na presença de insuficiência hepática ou renal grave.

Advertências

Não indicado uso na gravidez, lactação e para pacientes com intolerância ao princípio ativo.

Referências

  1. Weyer G, Babeji-Dolle RM, Hadler D, Hofmann S, Herrmann WM, “A controlled study of 2 doses of idebenone in the treatment of Alzheimer’s disease.
  2. http://www.idebenone.info/Idebenone/idebenone-research-1.htm” Neuropsychobiology 1997; 36(2):73-82 Ranen NG and colleagues, “A controlled trial of idebenone in Huntington’s disease.
  3. http://www.idebenone.info/Idebenone/idebenone-research-2.htm” Mov Disord 1996 Sep; 11(5):549-554 Ikejiri Y, Mori E, Ishii K, Yasuda M, Sasaki M, “Idebenone improves cerebral mitochondrial oxidative metabolism in a patient with MELAS.
  4. http://www.idebenone.info/Idebenone/idebenone-research-3.htm” Neurology 1996; Aug 47(2); 583-585.Pisano P and colleagues, “Plasma concentrations and pharmacokinetics of idebenone and its metabolites following single and repeated doses in young patients with mitochondrial encephalomyopathy.