Uso interno

Dosagem recomendada: 40 a 80mg /dia.

Propriedades

A telmisartana é indicada para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta). Pode ser usada isoladamente ou em associação com outros medicamentos com a mesma finalidade. Indicada também para a prevenção de mortalidade e lesão cardiovascular (doenças ou afecções que acometem o coração e/ou vasos sanguíneos) em pacientes com idade igual ou superior a 55 anos.

A telmisartana impede a ação da angiotensina, uma substância presente no organismo que provoca aumento da pressão arterial. Desta forma, a pressão arterial é reduzida. O início da ação gradualmente se torna evidente em 3 horas e o máximo efeito anti-hipertensivo geralmente é atingido após 4-8 semanas do início do tratamento.

Indicações

  • Tratamento da hipertensão arterial;
  • Prevenção de mortalidade e lesão cardiovascular.

Contraindicações

Pacientes que apresentam hipersensibilidade ao fármaco.

Pacientes com obstrução das vias biliares e complicações hepáticas.

Advertências

Não se recomenda o uso de telmisartana durante os três primeiros meses de gravidez e não deve ser iniciado durante a gravidez. Se você engravidar, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e se você pretende engravidar deve procurar orientação do seu médico para uma possível substituição do tratamento.

A telmisartana pode intensificar a diminuição da pressão arterial quando usado junto com outros medicamentos para hipertensão. Quando administrada junto com lítio, pode aumentar a concentração deste. Quando combinada com inibidores da ECA (por exemplo, captopril, ramipril, enalapril, entre outros) ocorre soma de efeitos que pode provocar alterações da função renal.

Referências

  1. Material Técnico do Fabricante.
  2. Bula do medicamento Telmisartana, SEM.
  3. Drugbank. Disponível em: https://go.drugbank.com/drugs/DB00966 Acesso: 13/07/2022.